quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hyundai i30, um carro que nos conquistou!



 Hyundai i30
Dos carros que a Hyundai vende para o nosso mercado, um é referência entre seus pares (o sedã de luxo Azera) e o outro era até agora a pouco (o jipinho Tucson, que é uma espécie de Chevrolet Captiva). Nada mau para uma empresa que não faz carros de passeio no Brasil, mas, de qualquer jeito, era a Hyundaitomando a sopa pelas beiradas. O carro começou a ser vendido as preças em diversas praças doBrasil, e com sua típica ofensiva publicitária na mídia em pleno andamento, a Hyundai o apresentou aos jornalistas automotivos, em Campinas (SP).
Ao lançar o i30, a Hyundai meteu a colher no mercado de hatches médios, onde o caldo era mais quente. Do antigo Ford Focus GL ao novo Focus Ghia, passando por nomes comoGolf e Subaru Impreza, são dez rivais.
A estratégia que faz o sucesso do Azera se repete no i30: preço na média e conteúdo bem acima. Começou nas lojas apenas num pacote intermediário de sua versão única, a GLS. Ele inclui mimos como ar-condicionado digital e teto solar, e itens de segurança como duplo airbag frontal e frenagem com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força de acordo com o peso no eixo). Sai por R$ 69.900, levando sob o capô o motor 2.0 (a gasolina) de 16 válvulas e cabeçote de alumínio, gerador de 145 cavalos, que move toda a gama i30. A transmissão é automática, com quatro marchas. Rechear de equipamentos costuma ser uma estratégia para injetar ânimo em carros veteranos, como a Fiat fez com o Stilo (que chegou aqui em 2002). Não é o caso. 
E depois foi encontrado nas revendas com outros quatro pacotes de equipamentos. O top, que inclui oito airbags e bancos em couro, entre outras coisas, tem preço de R$ 72 mil e é sempre automático. Um i30 igual ao que já está nas lojas, mas com transmissão manual de cinco marchas, custará R$ 63 mil. Já o i30 básico virá por R$ 54 mil (manual) e R$ 58 mil(automático).
i30 foi apresentado em 2007, no Salão de Genebra, com a missão mudar a imagem daHyundai. Lá, como aqui, a marca chama atenção pela generosidade com equipamentos e prazos de garantia. O i30 foi concebido pelo departamento de design da Hyundai naAlemanha para ser um modelo global, ou seja, aceito em diferentes mercados sem passar por grandes alterações de um país a outro. Como não é fácil agradar a todo mundo, aparentemente os projetistas da Hyundai apostaram em times que estão ganhando no quesito estilo.
Ninguém tenta disfarçar, a lataria do i30 é puro BMW Série 1 e a grade em forma de “V”, continuado pelos vincos do capô, lembra o Polo. Lanternas traseiras e janelinhas laterais lembram o novo Fiesta europeu, mas tudo isso acaba soando original num mercado como o nosso, distante da Europa. Na rodovia dos Bandeirantes (que leva à pista de testes e ao rico interior de São Paulo, frequentada por carrões de todo tipo), o i30 chamou muita atenção. As rodas aro 17 (parecidas com as do Civic Si) são as que eu instalaria na oficina, se não viessem de fábrica. Os faróis são diferentes do que se vê e, aliás, iluminam bem à beça. 
Amarrando as duas extremidades, a lateral traz uma linha de cintura elevada, o que, devido à quantidade maior de lataria exposta, dá um toque másculo ao i30. A acanhada área envidraçada é arrematada por vigias traseiras de formato inusual, que "fogem" da coluna C. Um vinco de expressão na parte inferior das portas lembra, de novo, modelos BMW. Sustentando tudo isso, belas rodas de liga-leve de 17 polegadas, com acabamento cromado nos raios e calçadas por pneus de perfil baixo (225/45).
Moral da história: quem chamar o i30 de "Frankenstein" quanto ao estilo não estará mentindo, mas não dá para dizer que esse carro é feio. Nossa aposta é que, ao contrário, ele será apreciado nas ruas brasileiras, até porque muitos de seus rivais diretos estão estagnados na aparência -- lembrem-se de VW GolfFiat StiloAstra etc.
Dá gosto dirigir o i30 de noite. Os instrumentos impressionam, com ponteiros vermelhos, grafismos brancos e um halo azul-marinho que se repete nos visores de rádio, computador de bordo e ar-condicionado digital. Pena faltar forração de couro no volante e na alavanca de câmbio porque, for a isso, nenhum carro médio brasileiro é tão caprichoso em acabamento. Até o carpete que vai ao chão é bonito. Painel e portas são cobertos de espuma macia e o plástico do aplique grafite, no volante, é emborrachado. O CD player promete dias de música pura e sem repetição, com disqueteira para seis CDs de MP3 no painel, entrada auxiliar e tweeters. Ponha um subwoofer e a festa ficará completa. 
O volante é pequeno é um pouco menor e mais "gordinho" que o normal, o que dá um toque de esportividade. Não é tão cômodo na garagem do prédio, mas na estradinha vai que é uma delícia. O i30 não é um kart no asfalto liso nem um Cadillac em caminhos de terra, mas, graças à sua suspensão traseira multilink, encara bem qualquer situação. Talvez os donos de Impreza e do novo Focus tenham um carro melhor de curva que esse, mas nem eles terão certeza a ponto de se gabar disso. O motor 2.0 16V, igual ao do Tucson, acompanha o bom ritmo do rivais 307 e Golf, mas, diferentemente deles, não é flex. Com comando de válvulas variável em admissão, ele tem bom torque quando o motor está em giro baixo, disfarçando o fato de que o câmbio tem quatro marchas. Só quatro? É, só, e sem opção de trocas sequenciais. 



 Novo Hyundai i30
A Hyundai apresentou na terça-feira (13), no Salão de Frankfurt, o novo i30, modelo que tem feito grande sucesso no Brasil e lidera isolado o segmento de hatchs médios em 2011, à frente de Ford Focus, FiatBravo, Volkswagen Golf e cia. AHyundai prometeu lançar o modelo no mercado europeu no primeiro trimestre de 2012. Assim, o modelo pode estrear no Brasil no segundo semestre.
Para o mercado europeu, o modelo é equipado com motor 1.6 a gasolina de 135 cavalos injeção direta de combustível.
O design do novo i30 é mais moderno e arrojado, agregando a nova filosofia da Hyundai. Na dianteira, o destaque é para o desenho dos faróis e para a ampla grade frontal, agora com dois filetes cromados. Os faróis de neblina têm iluminação diurna em LEDs.
Internamente, o i30 está mais requintado. O painel de instrumentos traz conta-giros e velocímetros amplos (iluminação em tons de azul), separados pelo visor do computador de bordo. A tela central do sistema multimídia (com GPS) tem é colorida e o volante é multifuncional. O acabamento oferece detalhes cromados e em “black piano”.
Sem frisos, a lateral tem linha de cintura elevada e vinco marcante que passa pelas maçanetas das portas. 








Pequeno Resumo
Hyundai i30 chegou às presas ao mercado. Com um preço acessível desbancou a concorrência e se tornou um sucesso de vendas. O modelo antigo nos agradou agora é só esperar com que o novo i30 chegue ao nosso mercado e que novamente nos surpreenda!
Agora comparem os dois modelos!



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